quarta-feira, 20 de maio de 2015

20 de maio Singela homenagem ao Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem na pessoa de Maria de Lourdes líder comunitária do distrito de Caldeirões dos Guedes.

 Direita para esquerda: Lourdes Viana, Josiane Bezerra, Paulo Sampaio, Quitéria França e Lucidalva.

 Lourdes Viana, Josiane Bezerra, Quitéria França e Lucidalva


Josiane Bezerra e Lucidalva

Lourdes Viana, Josiane, Quitéria e Lucidalva
Obs.: Josiane, Quitéria e Lucidalva foram as plantonistas que conseguimos fotografar.

Recordo quando criança para te ter um pouco mais perto, o que me restava era abraçar uma camisa branca de renda com teu cheiro incomparável. As vezes doente e precisando de ti por perto, mas estavas lá, cuidando dos filhos das outras mães.

Criança, eu não compreendia e a raiva me dominava, minha heroína já não mais me pertencia, assim esperneava para chamar sua atenção, porém, tua vocação te fazia nos deixar tantas vezes sozinhos até a alta noite, pois tu ias ao encontro daqueles que do trabalho das tuas mãos necessitavam, não importando a distância, se de carro, a cavalo ou a pés. Cumpristes a risca teu juramento de salvar vidas, nos deste o maior exemplo de que só com amor podemos fazer a diferença.

Ainda lembro o dia que fui visitar uma senhora conhecida por “Anjinho” da Fundação Bom Conselho Kirchhellen, e quão foi bom ela te abraçar, te beijar as  mãos em agradecimento por tanto devotamento e carinho que dispensavas a todos. Quanto orgulho naquele dia e o ciúme de infância passou a ter lugar para te apoiar e ajudar no que preciso.

Muitos filhos e irmãos, sobrinhos e pais de técnicos e auxiliares de enfermagem nem imaginam o quanto esses seres se desdobram para salvar vidas, fico aborrecido quando ouço alguém falar mal, pois como filho de uma grande heroína chamada Lourdes Viana, sei o quanto lutou pelo bem do próximo, fazendo até o que não estava ao seu alcance, mas buscava a quem podia realizar. Como em todo setor existem os que as vezes não se devotam, mas o importante é valorizar a todos, independente da vocação ou não, estão lutando por nós, com um sorriso amigo, uma palavra de conforto e esperança. “Caridade para com o próximo na verdade é para consigo mesmo”.

Aprendi com Lourdes Viana hoje aposentada, mas nunca deixou a energia contagiante e o brilho e alegria de viver, podemos fazer a diferença realizar a nossa parte, assim percebo em tantos outros profissionais, as vezes é injusto mencionar nomes pois corremos o risco de esquecer alguns que são pedras angulares, mas aqui nosso agradecimento a toda equipe da saúde de nosso município, em atender a quem os procura, a todos os médicos do Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, somos testemunhas dos esforços, carinho e  dedicação.

Então, em nome da minha mãe Maria de Lourdes Rodrigues Viana do distrito de Caldeirões dos Guedes, chamada por tantos de mãe, presto minha homenagem a todos os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Parabéns ainda é pouco, principalmente quando chegamos desenganados, tristes e recebemos uma mão amiga, um afeto e que faz toda uma diferença. Vocês merecem todo nosso respeito e aplausos.

Poema

No dia que te vi longe de mim não compreendi
Eu que era teu filho, eu que precisava de ti
Tu fostes, eu chorei, a saudade doía
O tempo passando fui crescendo, observando
Quanto ciume daqueles que tu colocas no colo e acalentava
Mas eu era criança e apenas queria minha mãe
O tempo é um dos melhores dos mestres
Assim comecei a te imitar, fui ajudando num curativo
Auxiliando numa palavra amiga
Tentando enxugar lágrimas e o que era birra de criança em querer sua mãe só pra si
Aprendi a abrir mão, hoje agradeço por tudo que aprendi contigo,
Agradeço pelos elogios que recebes e respeito que muitos te devotam
Pois fizestes e ainda se preciso realizas com toda maestria
Você é um exemplo, assim como a equipe com quem convivo todas as vezes que preciso
O hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso tem suas deficiências, mas suas qualidades e principalmente dos seus profissionais, isto é o mais importante. Sentir que outros lutam e se importam conosco não tem preço.
Assim parabéns a todos e recebam dos que nos governam o digno respeito e valorização por tudo que fazem.

Com carinho,

Josan Viana


Blog Bom Conselho em Foco – Paulo Sampaio

créditos das fotos: Paulo Sampaio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve após analisarmos postaremos seu comentário. Agradecemos sua colaboração!